O Lado Bom e Ruim da Ditadura Militar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Lado Bom e Ruim da Ditadura Militar

Mensagem por Jonas Ferreira de Souza em Qua Fev 22, 2017 12:43 am

Esse tópico é pra fazermos uma análise honesta sobre o lado positivo e negativo da Ditadura Militar.

Jonas Ferreira de Souza

Mensagens : 21
Data de inscrição : 22/09/2016
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Lado Bom e Ruim da Ditadura Militar

Mensagem por Jean Carvalho em Sex Fev 24, 2017 8:20 am

Difícil listar pontos "positivos" no período militar, já que ele se caracteriza, em essência, como o entrave às reformas necessárias ao país e é resultado de uma intromissão direta na soberania nacional (um plano com colaboração direta de Washington e que já foi oficialmente reconhecido pela própria Casa Branca).

Mas os fatos históricos não são tão facilmente "comprimíveis" assim. As questões são sempre mais complexas, e mesmo no regime militar é possível encontrar algo "positivo". No teor positivo que vejo desse espaço temporal da história brasileira, está o fato de que os militares criaram um projeto geopolítico para o Brasil. Ou seja, havia um plano claro, uma diretriz sendo criada, algo que não temos mais (e que começou a ser ensaiado com Lula, mas não se andou metade do caminho).

Mesmo com o alinhamento quase que completo aos EUA, os militares fizeram parcerias com o então regime soviético, além da própria China, o que, na época, representou um dinamismo e uma ampliação das relações externas do Brasil - o que os Estados Unidos, na época, censuraram gravemente.

O erro dos militares foi o de não transformar essas parcerias numa estrutura concreta para aproveitar esses investimentos e garantir autonomia nacional. Tornaram-se dependentes de empréstimos estrangeiros que, mais tarde, estrangularam nossa economia, cujos efeitos são visíveis até hoje.

Assim, positivamente construíram um projeto, mas negativamente não foram capazes de transformar esse projeto em benefícios de médio/longo prazo.
avatar
Jean Carvalho
Admin

Mensagens : 72
Data de inscrição : 24/08/2016

Ver perfil do usuário http://acaoavante.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Lado Bom e Ruim da Ditadura Militar

Mensagem por Saul Oliveira em Seg Mar 13, 2017 1:26 pm

Jean, como ponto positivo, eu marco o estatuto da terra criado em 1964 por Castelo Branco. Castelo era entusiasta da RA e tentou fazer algo pela mesma. Mesmo assim não teve forças suficientes para comprar tal briga, uma vez que, a manutência de latifúndio em toda América Latina era recomendação dos EUA para que os países não gozassem dos benefícios provocados pela RA. (LEMBRAR DE JACOBO ARBENS NA GUATEMALA). Outro aspecto positivo foi o ato institucional número 9 de 1969 decretado por Coste e Silva. Essa emenda constitucional teve foi responsável por desapropriar terras em função de sua razão social, e também permite o pagamento das indenização das desapropriações não com antecipação de dinheiro, e sim com títulos das dívidas publicas.
avatar
Saul Oliveira

Mensagens : 6
Data de inscrição : 08/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Lado Bom e Ruim da Ditadura Militar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum